Semiótica Aplicada ao Design - O que é isso?

Hoje, nesse post, vou falar sobre Semiótica Aplicada ao Design. Você deve estar pensando: "Hum, que negócio chato, para que eu quero aprender essa budega?"

Pois bem, foi exatamente essa a minha reação na primeira aula de Semiótica Aplicada na faculdade. Inicialmente é um tabu mesmo tentar entender o significado da semiótica, mas quando você tem a sorte de ter uma mestre em design, com vasta experiência na área, e que consegue esclarecer o significado místico dessa matéria, as coisas começam a ficar mais claras.

Foi assim com a minha professora de semiótica Cristiana Fernandes (ou melhor, Kitty). Desde a primeira aula ela nos mostrava uma luz no fim desse comprido túnel que é a Semiótica.

Chega de puxasaquismo e vamos ao interessa, pra que serve a Semiótica na vida de um designer?

Sabe quando ficamos de queixos caídos com aquela propaganda que vimos na televisão? Em que a gente pensa: "Caraca, como esses caras conseguem pensar nessas coisas?" ou "Caramba, que maneiro esse cartaz". Aí está! Você foi "vítima" da semiótica. Seu repertório de coisas do seu mundo foi pesquisado e você foi fisgado por todo esses estudos e pesquisas feito em cima de "você".

Burocraticamente falando, semiótica é a ciência que estuda os signos (tudo aquilo que representa alguma coisa a alguém) e seus potenciais de comunicação.

O objetivo da semiótica no design é chegar no seguinte resultado: "Desenho certo para a mente certa ou signo certo para o público-alvo certo."

Quando é estudado a fundo o público-alvo em que você quer atingir, com detalhes, com informações que estão além de pesquisas generalistas. É aí que entra a psicologia por trás da semiótica, pois você precisa entender seu público-alvo, precisa saber o que ele vê, o que ele sente, qual é o repertório que ele possui. Entendendo essas questões, o designer (ou seria melhor psicólogo dos signos?) consegue acertar em cheio o coração do seu público-alvo.

Exatamente isso, o coração. O lado sentimental desse público-alvo é fundamental. Entendo a professora Kitty quando fala que devemos tratar o design como arma de sedução. No mundo da sedução, quando uma pessoa está apaixonada por alguém, de alguma forma, ela estuda o comportamento do seu alvo, e faz coisas minunciosas para seduzir e conquistar. É exatamente esse estudo que a semiótica faz com seu público.

Semiótica aplicada ao Design é isso: É seduzir, é conquistar, é fazer seu público gostar do resultado que você produz. A melhor conclusão que chego é: Se interesse pelo seu público-alvo, ame-o, pesquise sobre ele e faça com que ele sinta prazer (ou pelo menos aprovação) da mensagem na qual quer passar através do design.

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